O Caminho da Autotransformação (Eva Pierrakos)
e
O Caminho do Mago (Deepak Chopra)
O Caminho da Autotransformação foi o livro do primeiro módulo, que não participei. Apesar de ter mudado literalmente minha vida, não entendia o porquê de eu ainda não ter falado sobre ele.
Agora sei: tive que ler o Caminho do Mago. E eles se complementam muito. Ao menos para mim.
Falar de um sem ter o link com o outro, talvez fosse algo incompleto para o “meu Caminho” de vida.
Eu poderia ainda aqui acrescentar mais um terceiro livro: O efeito Sombra.
Aí sim: o aprendizado estaria completo. Estaria mesmo? Acredito verdadeiramente que não. Nunca temos o aprendizado “completo”. Estamos sempre aprendendo, como mostram os três livros.
Mas se deixamos nosso ser ouvir nosso lado escuro com a finalidade de evoluir, evoluímos mesmo.
O Caminho da Autotransformação me mostrou em 2010 que precisamos “sim” meditar no final do dia sobre o que foi que nos “atrapalhou” naquele dia especificamente.
A cada lição (o livro é composto de palestras espíritas psicografadas), você percebe que ainda não aprendeu tudo e precisa se transformar mais e mais. Eu já li o livro quatro vezes. E a cada vez parece-me um novo livro, como aprendizados novos e lições novas.
Anteriormente havia aprendido a meditar. E para mim isto levou dois anos de árduo aprendizado para uma pessoa totalmente mental que era. Ou que ainda sou, mas tento trabalhar para esta evolução também.
Mas meditar com o Caminho da Autotransformação é diferente. Muito diferente. Mostra que você precisa “voltar a fita” para o que te aborreceu naquele dia e ir “fundo”, entendendo realmente o que foi que houve com você. Mostra que você tem que olhar só pra você, pois é você que pode se autotransformar . O outro não faz parte disto.
Desta maneira, ou seja, indo fundo na questão que te afetou, você vai se descobrindo. Pode ser que descubra que teve uma atitude egoísta, ou mesquinha, ou egocêntrica, ou terrorista, ou de ódio ou ou ou . Mas o que mais importa não é perceber qual o tipo de sentimento, mas sim acolhê-lo e se transformar. Imensamente.
Acredito que este foi um exercício fundamental para que eu tivesse em 2010 o prazer de ter tido, em uma das meditações, uma forte experiência e recordação do passado, que me trouxe finalmente a cura para minha perna, após 10 anos.
E onde entra o Caminho do Mago?
Deepak Chopra diz no livro: “Existe um mago dentro de cada um de nós. Esse mago tudo vê e tudo sabe.”
Este livro, como o Caminho da Autotransformação, apresenta lições. A diferença é que ao invés de psicografas, as deste são do ponto de vista do “mago”.
Os dois livros podem ser livros em qualquer ordem. Sem ter que respeitar os capítulos ou lições. Isto é muito legal para um geminiano J
Ambos me questionaram sobre “quem eu sou” e “quem eu quero ser, ou me transformar”.
Ego é outra coisa tratada em ambos. E depois de ler os dois, vemos que somos muito pequenos do que podemos ser e acreditar em ser.
Nestes dois livros e também no Efeito Sombra pude entender o que uma amiga do TEOR me disse em nosso primeiro encontro: “Dora, a fruta que você se assemelha é a uva, só que você me dá a impressão de que engole os caroços” J Sábia Mônica !
E eu engolia mesmo. O que estes livros me mostraram verdadeiramente é que posso sim ter desejos. E posso ter desejos insanos. Posso ter tristezas, raivas e dissabores. O importante é ir fundo e transformar tudo isto em algo muito maior.
Recomendo muito estas leituras. E o prazer que posso descrever é algo infinitamente menor do que vocês realmente poderem tê-lo, lendo estes preciosos livros que caíram em meu colo.
Nada é por acaso. A autotransformação é visível. Uma vida mais livre: isto sim !
Dora Machado
Jul/2011
Muito bom Dora! Tenho acompanhado sempre aqui e tenho aprendido muito! Mas ainda não consigo meditar! E já faz 1 ano mais ou menos que tento! =/
ResponderExcluirÓtimas dicas de leitura, vou tentar incluí-los entre uma leitura e outra para a faculdade!
Parabéns pelo blog.
Beijos