Life Learning Consulting

Este site tem como foco Gestão de Pessoas e Supply Chain.

Aqui postamos os temas das palestras e cursos e compartilhamos alguns textos que julgamos interessantes da área.

Se quiser enviar um email com seus comentários ou dúvidas: equipe@lifelearning.com.br

Contador de visitas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Há vantagens na depressão?



A depressão pode trazer vantagens? Obviamente que sim.
Deprimidos podemos sim criar através da tal introspecção.
Grandes obras de arte nascem todos os dias em momentos de depressão de seus autores e criadores.
Estarei escrevendo alguns artigos aqui sobre isto. Aliás, assunto ainda extremamente novo no Brasil. Mas há muitos pesquisadores sobre o tema, inclusive eu.
Como falam os pesquisadores americanos (e psicólogos) Andy Thomson e Paul Andrews, a depressão pode "sim" incrementar certas habilidades mentais.
Como a tristeza enfoca toda a atenção e preocupação da pessoa no problema em si, isto pode sim querer dizer que a pessoa pode se preparar melhor para a tomada de decisões. Decisões acertadas, diga-se de passagem.
A meditação também é extremamente possível. E o que é meditação? Ficar parado, absorto em si mesmo, sem atenção ao que está à sua volta.
E o que a meditação provoca no indivíduo que a pratica? Normalmente foco e concentração. Exatamente o que estes pesquisadores demonstram em suas recentíssimas pesquisas.
Além do foco que pode ser alcançado, pode-se também levar-se a melhores tomadas de decisão, justamente por este estado de ânimo.
Aliado a tudo isto e a inúmeras outras vantagens que irei mencionar no livro que estou escrevendo sobre o tema, há ainda a explicação de que as pessoas melancólicas têm excelente memória, em alguns casos. O excesso de atenção pode provocar o contrário, mas não na maioria dos casos.
Segundo as pesquisas, as pessoas bem sucedidas normalmente são seis a oito vezes mais inclinados a terem depressão ou depressão profunda.
Ter conhecimento de que pode-se tirar vantagens da depressão pode alimentar esperanças nestas pessoas em sairem deste estado.
Pois quero aqui mostrar que não queremos desejar que as pessoas fiquem e se aprofundem infinitamente em seus estados deprimidos, mas sim que possam aproveitar este momento de crise, usando de suas vantagens psicológicas.
Sabendo utilizar isto em seu benefício, automaticamente as pessoas irão começar a sair deste estado e viver melhor.
E o melhor ainda: caso volte no futuro a ter depressão novamente,porque é reincidente em muitos casos, conseguirá sair do estado e, ainda por cima, tirar vantagens.

Dora Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário